Uma criança de 2 meses de idade morreu por complicações de covid-19 na cidade de Lucas do Rio Verde. O óbito ocorreu no dia 20 de dezembro, mas a informação foi divulgada pela prefeitura apenas nesta semana.
Conforme o último boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade, o paciente deu entrada no Hospital São Lucas no dia 12 de dezembro de 2023. Ele tinha Síndrome de Down e comorbidades cardíaca e pulmonar pré-existentes.
No mesmo dia da internação, ele foi transferido para o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, onde morreu oito dias depois.
Por meio de nota, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde disse que somente nessa segunda-feira (29) a Secretaria de Saúde recebeu a declaração de morte da criança. Salientou que a rede municipal de saúde oferece o tratamento e acompanhamento necessário em casos confirmados da doença e que a criança recebeu todos os cuidados necessários antes de ser transferido para Cuiabá.
Conforme o Painel Covid, atualizado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a cidade de Lucas do Rio Verde tem risco de contaminação por covid considerado alto. Outras 20 cidades estão com a mesma classificação. E seis cidades têm risco muito alto.
O número de casos de covid-19 em Mato Grosso aumentou mais de 163% de dezembro de 2023 para janeiro de 2024. Esse é um aumento bastante expressivo, principalmente considerando que o mês ainda nem acabou.
Conforme os números do Painel Covid, atualizado diariamente pelas autoridades de saúde do Estado, foram 1.182 casos da doença em dezembro do ano passado. Em janeiro, até essa segunda-feira (29), foram registrados 3.111 casos.
Na sexta-feira (26), o Governo do Estado recomendou que profissionais de saúde, pacientes e visitantes utilizem máscaras nas unidades da rede estadual de saúde. Além disso, cidades como Cáceres e Nova Xavantina tomaram medidas semelhantes.
Nota Oficial da Prefeitura de Lucas do Rio Verde
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que foi registrado em Cuiabá, nesta semana, a morte por Covid-19 de um paciente de 2 meses de idade, do sexo masculino.
Sobre o caso, o Município esclarece:
1) O recém-nascido tinha comorbidade cardíaca, pulmonar e Síndrome de Down. Ele foi internado no Hospital São Lucas no dia 12 de dezembro de 2023, recebendo todos os cuidados necessários e, em seguida, transferido para o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, no dia 12 de dezembro de 2023.
2) O óbito ocorreu em Cuiabá, no dia 20 de dezembro de 2023. Nesta segunda-feira, 29 de janeiro de 2024, foi que a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde recebeu a declaração de óbito do paciente.
3) Importante salientar que o Município disponibiliza todo tratamento e suporte necessário para pacientes sintomáticos em toda as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Pronto Atendimento Municipal (PAM).
4) A vacinação segue disponível em todas as UBSs, das 7h às 10h30 e das 13h as 16h30.
REPÓRTER MT
Great write-up! Your analysis is spot-on. For those wanting to explore more, this link is helpful: FIND OUT MORE. What are your thoughts?