Na quinta-feira (18), o Governo de Mato Grosso anunciou a nomeação de 201 servidores para fortalecer as áreas do sistema prisional, socioeducativo e perícia oficial do Estado. A medida visa garantir maior segurança à população e aprimorar os serviços públicos prestados.
Mais agentes para o sistema prisional:
- 119 novos agentes penitenciários serão distribuídos pelas unidades prisionais do Estado, com foco em Cuiabá (40) e Várzea Grande (44).
- Os demais nomeados atuarão em Arenápolis, Comodoro, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste e Sorriso.
Reforço na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec):
- A Politec recebe 64 novos servidores, incluindo:
- 34 peritos oficiais criminais;
- 20 técnicos em necropsia;
- 20 papiloscopistas;
- 10 peritos oficiais médico legistas.
- Os profissionais serão lotados em Alta Floresta, Confresa, Pontes e Lacerda, Cuiabá, Guarantã do Norte, Sinop, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Juína, Água Boa, Rondonópolis e Primavera do Leste.
O governador Mauro Mendes destaca o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública: “Esse reforço demonstra nosso investimento na melhoria dos serviços públicos e na construção de uma estrutura que proporcione mais segurança à população.”
Nomeações fruto de concursos públicos:
- Os nomeados para o sistema prisional são oriundos do concurso público de 2018, cujo prazo de validade foi prorrogado até junho de 2025.
- Já os servidores da Politec faziam parte do cadastro de reserva dos concursos para peritos em 2022 e de técnicos e papiloscopistas, em 2017.
Expectativas para o futuro:
Com a nomeação dos novos servidores, o Governo de Mato Grosso espera fortalecer o sistema prisional, garantir maior celeridade na investigação de crimes
NORTÃO MT