Cinco araras-canindé, com símbolo do Pantanal, foram encontrados mortos às margens de uma rodovia de Nova Mutum nesta segunda-feira (29).
A moradora Mônica Fin, que passava pelo local, registrou as aves e acionou as autoridades. Segundo ela, o estado dos animais indica que eles podem ter sido alvejados por disparos. “Pelo que vi, parece que foram mortos a tiros”, relatou Mônica ao g1.
No entanto, o Corpo de Bombeiros, acionado para atender a ocorrência, apresenta uma hipótese diferente. De acordo com os bombeiros, as araras podem ter sido atropeladas. “É comum ver bandos dessas aves se alimentando à beira das estradas. Quando os veículos se aproximam, eles se assustam e podem ser atingidos”, explicou um bombeiro.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) ainda não foi notificada sobre o caso e, portanto, não pode confirmar se as mortes estão sendo investigadas como crime ambiental. A Polícia Civil deverá apurar as causas das mortes e identificar os responsáveis, caso haja culpados de crime.
A arara-canindé é uma espécie emblemática do Pantanal e desempenha um papel fundamental no ecossistema. A morte dessas aves representa uma grande perda para a biodiversidade da região.
LÁ VEM NOTÍCIA COM G1