24 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Anatel limita quantidade de números de telefone por empresa de telemarketing

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adotou novas diretrizes para reduzir as ligações de telemarketing indesejadas.

A medida visa a limitar o uso de múltiplos números de telefone por uma mesma empresa, buscando minimizar as interrupções frequentes e os golpes.

Deisiane Géssica Pereira, coordenadora de cuidados clínicos da Santa Casa de Belo Horizonte, contou ao portal g1 que as chamadas prejudicam seu trabalho.

“Procuro atender porque fico preocupada achando que é alguém precisando”, disse Deisiane. “Alguém mesmo querendo entrar em contato comigo. A gente tenta falar: ‘Não, agora não posso falar, tô no trabalho’. E muitas vezes existe realmente a insistência mesmo.”

Bloquear os números não tem sido eficaz, segundo uma mulher que preferiu não se identificar: “Bloquear não adianta. Eles arrumam outro jeito e ligam de outro número”.

Com a nova resolução da Anatel, uma única empresa não poderá usar vários números para realizar chamadas, uma tentativa de evitar spam telefônico e reduzir fraudes. Thiago Freitas, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados de Minas Gerais, considera a proibição um pequeno avanço.

“Precisamos divulgar essa informação”, afirmou Freitas. “Segundo: o consumidor precisa fazer um cadastro. Terceiro: ele precisa anotar todas as vezes que ele estiver sendo incomodado de forma exaustiva. Quarto: fazer reclamação no próprio consumidor.gov. É a resistência do consumidor que vai fazer a gente mudar alguma coisa.”

Anatel pode multar empresas de telemarketing

Para lidar com ligações suspeitas, a Anatel sugere atender e ficar em silêncio para evitar o uso da voz em golpes de inteligência artificial. Se o assunto não for de interesse, recomenda-se desligar rapidamente, pois chamadas de até 6 segundos são monitoradas e podem gerar multas para as empresas.

O governo federal disponibiliza a plataforma “Não me Perturbe”, uma ferramenta para bloquear chamadas de marketing. A Anatel pode multar as empresas que não cumprirem as novas diretivas em até R$ 50 milhões. Os consumidores podem registrar reclamações no site da Anatel ou pelo telefone 1331.

REVISTA OESTE

veja mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Nossas Redes

12,000FãsCurtir
35,000SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Mais Recentes