A prefeitura de Itanhangá, a 447 km de Cuiabá, decretou situação de emergência nessa terça-feira (14), após as chuvas registradas no município na última semana romper bueiros, interromper estradas, destruir represas e causar prejuízos a produtores de alevinos.
Desde segunda-feira (13), uma equipe da Defesa Civil estadual foi até a cidade para avaliar os estragos causados.
De acordo com o prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, foram cerca de seis horas seguidas de chuva. Mais de R$ 1 milhão deverá ser investido para a recuperação dos prejuízos.
“Devido a essas chuvas, há muitos transtornos para as pessoas no direito de ir e vir. O poder público, dentro de suas limitações, está tentando reconstruir tudo. Devido à falta de recursos, decretamos estado de emergência e estamos buscando reconhecimento federal e estadual para nos ajudar a reconstruir”, disse.
Segundo o prefeito, o escoamento da produção não teve impacto, pois a safra já está quase concluída. No entanto, foram afetados o transporte escolar, a coleta do leite dos pequenos produtores e a produção de alevinos, já que alguns criadores perderam suas represas.
G1 MT