Teve dança, comida típica – de vários pontos do país; e também muito calor humano. Tudo durante os dois dias do 2.º Arraiá do Empreendedor realizado nesse fim de semana – 7 e 8 de julho – na Praça da Juventude e que reuniu mais de dez mil pessoas.
Essa foi a segunda edição do Arraiá. A primeira realizada em 2002, contou com um público de cinco mil pessoas. “A experiencia deu tão certo, mesclou informação com cultura, sabores diversos e ações sociais – nos dois dias foi realizada campanha do agasalho -; que a nossa população abraçou o Arraiá e veio prestigiar de maneira que nos surpreendeu, dobrando o número de participantes em relação ao ano anterior”, frisa o prefeito Ari Lafin.
Ari pontua que o Arraiá é uma oportunidade “valiosa para que nossos empreendedores apresentem à população o que produzem e tenham seu trabalho valorizado”. 25 empreendedores levaram seu trabalho para a Praça, ofertando culinária e artesanato.
O coordenador da unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Sorriso, Marcelo Ferreira, pontua que o Arraiá celebra o empreendedorismo local. “O Arraiá é apenas uma das ações do programa Desenvolve Sorriso, que é um processo maior; uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura que vem ofertando treinamentos, cursos e capacitações para os empreendedores locais”, explica.
E na Praça o entrevero foi grande. Que o diga o Mauricio Junior Stomper, o responsável pela barraca do “Entrevero no Pão”. “Essa é a nossa primeira experiência no Arraía; viemos para divulgar o nosso trabalho e também aprender”, diz. Para Maurício, o apoio do Sebrae e as capacitações do Desenvolve Sorriso tem sido “ferramenta de aprendizagem no dia-a-dia”.
Giovane Golin, do “Pão com Linguiça”, também destaca a oportunidade de expor os produtos da Família Golin. “Trabalhamos com o pão caseiro; com marmitaria; foi uma oportunidade para mostrar nossos serviços”. E as noites também foram assim pra Carol dos Crepes e Churros, pra Verônica do Vatapá e os demais empreendedores: cheia de oportunidades de contatos e de clientes.
E quem esteve do outro lado também aprovou. A servidora pública Lenide Pereira estava no centro fazendo compras e ouviu o som. “Viemos ver o que era e estamos maravilhados; seria bom ter mais vezes”, conta.
A meta do Arraiá, frisa o gestor da pasta de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, é criar oportunidades de negócios para os micros e pequenos empreendedores e também propiciar diversão à comunidade. E tudo isso aconteceu. Afinal, comida, apresentação cultural e ação social andaram juntas no evento.
Para participar das formações
É empreendedor e ficou com vontade participar das formações? A gente te ajuda: qualquer empreendedor que tiver dúvida de como participar das capacitações que possibilitam a participação no Arraiá, pode e deve procurar a Sala do Empreendedor, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que pelo Programa Desenvolve Sorriso em parceria com o Sebrae, oferta formações variadas sobre planejamento empresarial.
Além da equipe da Sala que atende diretamente na Secretaria, ainda há pontos de atendimento no Ganha Tempo, nos Distritos de Primavera e Boa Esperança e o atendimento itinerante que percorre as comunidades do interior.
Ficou com dúvidas? Quer participar de uma formação? É só procurar a Sala do Empreendedor na Avenida Blumenau, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
ASSESSORIA