Cerca de 200 pessoas estão procurando ouro na MT-418, antiga BR-174, na região de Colniza, a 1.065 km de Cuiabá. Segundo a prefeitura, a corrida ao ouro começou após a notícia de que teria sido encontrado o metal na região.
Contudo, o prefeito de Colniza, Milton de Souza Amorim, ressaltou que até o momento ninguém encontrou ouro na área, que fica a 7 km da área urbana. Na verdade, foi constatado o achado de um sítio arqueológico.
“O Governo do Estado está asfaltando a rodovia. O que aconteceu é que durante os trabalhos foi constatado o achado de um sítio arqueológico. Essa área de 500 metros foi isolada pela fiscalização ambiental, porque o Iphan vai ter que ir até o local”, explicou o prefeito.
A coordenadora de gestão ambiental das obras da rodovia ressaltou que o material encontrado são fragmentos arqueológicos, que registram que aquela região foi ocupada por populações em tempos passados.
“Esse material arqueológico deve ser resgatado pela equipe da gestão ambiental, após a autorização do Iphan. Nenhuma pessoa tem autorização para fazer resgate naquela região, até que haja um posicionamento do Iphan”, explicou.
Apesar da movimentação no local, a Prefeitura de Colniza informou que não irá acionar as Forças de Segurança.
PRIMEIRA PÁGINA
Great read! The author’s perspective was fascinating and left me with a lot to think about. Let’s discuss further. Click on my nickname for more thought-provoking content!