Um avião da Latam que decolou do Aeroporto Internacional de São Paulo rumo a Florianópolis (voo LA 3300) sofreu um incidente ao sair da pista do terminal catarinense na manhã desta quarta-feira (12).
Boletins meteorológicos mostravam chuvas intensas com fortes rajadas de ventos, deixando as condições instáveis no aeroporto Hercílio Luz.
Em um vídeo publicado em redes sociais, é possível ouvir uma passageira relatando a ocorrência:
“Aconteceu alguma coisa durante o pouso, houve um barulho, o avião sacudiu e parou atravessado na pista”, diz a mulher.
Os passageiros foram desembarcados posteriormente. Aparentemente, não houve feridos.
Fotos divulgadas mostram parte do trem de pouso atolado em um buraco no asfalto.
Um Notam, documento que tem por finalidade divulgar, antecipadamente, toda informação aeronáutica que seja de interesse direto e imediato à segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea, emitido às 10h22 informou que a pista 14/32 foi fechada devido ao acidente com a aeronave.
O aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis, possui duas pistas, mas a segunda não comporta a operação de jatos comerciais.
Em nota oficial, a Latam confirmou a ocorrência.
Florianópolis, 12 de julho de 2023 – A LATAM informa que o seu Recovery Team já está em trânsito para a remoção da aeronave do local do ocorrido em Florianópolis nesta quarta-feira (12/07) e que já notificou todos os passageiros com voos afetados na capital catarinense.
Os clientes afetados por essas alterações podem realizar a mudança de seus voos sem custos ou solicitar o reembolso integral da sua passagem aérea diretamente na seção Minhas Viagens (https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens) do site www.latam.com e no aplicativo LATAM. Se preferir, o cliente no Brasil pode entrar em contato com a Central de Serviços pelo telefone +55 11 4002-5700. Para demais países, os telefones estão disponíveis em https://www.latamairlines.com/br/pt/sobre-latam/contact-center.
A LATAM reforça que todos os 172 passageiros e 7 tripulantes do voo LA 3300 (São Paulo/Guarulhos-Florianópolis) foram desembarcados em segurança e liberados após a avaliação da equipe médica. A ação foi tomada após o incidente com a aeronave Airbus A321 (PT-MXM), que extrapolou os limites de pista no pouso no aeroporto catarinense.
A LATAM Airlines Brasil esclarece ainda que está em coordenação com as autoridades competentes e que todas as informações oficiais disponíveis serão divulgadas pelos canais no twitter (https://twitter.com/LATAM_BRA) e no site www.latam.com.
R7 NOTÍCIAS