24 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Brasil vai superar EUA na produção de algodão

Em 2024, Brasil deve colher mais algodão que os Estados Unidos. A safra nacional fechará em 3 milhões de toneladas, ao mesmo tempo em que a norte-americana será de 2,8 milhões de toneladas.

A previsão é do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Caso as projeções se confirmem, os agricultores do Brasil devem alcançar a terceira posição no ranking mundial da produção de algodão. As safras maiores seriam apenas da Índia (5,4 milhões de toneladas) e da China (5,9 milhões de toneladas).

Apesar da melhora do país no ranking, a colheita brasileira de 2024 deve ser menor 4% menor, em comparação ao ano anterior. Na verdade, todos os quatro maiores produtores enfrentam redução da safra.

Entre essas nações, o pior cenário é o da China, onde a produção vai encolher 12%. No caso norte-americano, a retração é prevista em quase 10%. Para os indianos, por fim, a projeção é de uma colheita cerca de 4% menor.

O Brasil e o algodão

As lavouras brasileiras da cultura estão concentradas principalmente em Mato Grosso — responsável por 72% na safra nacional. A Bahia aparece na segunda posição: 20% da colheita do país. Assim, os dois Estados juntos respondem 92% de toda produção local, de acordo com os dados do USDA.

Os agricultores do país fazem o cultivo em consórcio com a soja — o carro-chefe do agronegócio brasileiro. Ou seja: as duas culturas se alternam na mesma área no mesmo ciclo de produção.

Outro impulso para o algodão no Brasil vem da versatilidade da safra. A colheita gera a pluma e o caroço.

A pluma é matéria-prima para a produção de tecidos e insumos para as indústrias de higiene e farmacêutica. Com o caroço de algodão se faz ração para nutrição animal e ainda é possível extrair dele um óleo que pode ser usado para alimentação humana.

REVISTA OESTE

veja mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Nossas Redes

12,000FãsCurtir
35,000SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Mais Recentes