Passou pelas praças da Juventude e das Fontes e percebeu um aumento no número de pombos nos dois locais? Pois é, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) também e por isso visitou o local. “Há uma grande concentração de pombos nas duas praças, por isso vamos iniciar ainda nesta semana o trabalho de poda drástica das árvores desses locais”, explica o gestor da Sama, Marcelo Lincoln. A poda terá início pela Praça das Fontes e será realizada pela equipe de Obras e Serviços Públicos.
Lincoln frisa que essa proliferação de pombos não é um problema exclusivo de Sorriso. “Encontramos pombos na maioria das cidades brasileiras, aqui não é diferente. O ambiente das praças é acolhedor, propício à eles, e muitos visitantes acabam ofertando alimentos aos animais, o que acaba atraindo mais aves para as praças”, explica.
Contudo, lembra o secretário, apesar de bonitos e fazer parte do dia-a-dia das praças espalhadas pelo país, é preciso ficar de olho, pois os pombos, por meio das fezes, são vetores de várias doenças para os seres humanos como a salmonelose que provoca febre, dor de cabeça, cólica e diarreia, entre outros sintomas; a histoplasmose que ataca o sistema respiratório e a criptococose que pode atingir o sistema neurológico e causar meningite.
“Claro que todos nós gostamos dos pássaros, mas precisamos garantir a saúde pública da nossa população; por isso, diante das enfermidades que os pombos podem chegar a transmitir e como nas duas praças tem grande circulação de pessoas, inclusive de crianças, optamos pela poda drástica”, reforça. Lincoln ressalta que com a poda haverá uma “debandada” natural das aves, “esperamos que elas se mudem para outras áreas verdes em que não haja grande concentração de pessoas”, finaliza.
ASSESSORIA
Fantastic perspective! The points you made are thought-provoking. For additional insights, check out this link: FIND OUT MORE. What do others think about this?