24 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Conheça os perigos do DESCOLAMENTO DE RETINA, uma doença indolor, que pode provocar a perda de visão e cegueira

A retina é uma fina camada de tecido, sensível à luz, localizada na parte mais interna do olho e que possui um importante papel na visão. Ela é responsável por receber as imagens e enviá-las para o cérebro, através do nervo óptico, por meio de impulsos nervosos.

De acordo com o médico oftalmologista, que atende no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, Dr. Douglas Yanai, o descolamento de retina é um problema grave, que pode provocar a perda de visão e cegueira.

O especialista alerta que esse descolamento é indolor e em muitos casos assintomático no início do quadro, o que o torna ainda mais perigoso, pois a ruptura, causada pelo desprendimento dessa estrutura, interrompe o fornecimento de nutrientes e promove a degeneração celular.

Apesar de indolor, o médico destaca alguns sinais, que podem auxiliar na detecção dessa doença e ressalta. “Em caso de dúvidas, uma consulta com o oftalmologista, ainda no início do quadro ou nos primeiros dias, pode ser um fator decisivo no tratamento”.

Redação Lavem (RL): Quais são os sinais e sintomas do descolamento de retina?

Dr. Douglas Yanai (DY): Entre os sintomas mais importantes do descolamento de retina podemos citar o escurecimento ou perda da visão, e os sintomas iniciais como pontos escuros na visão (as moscas volantes), flashes luminosos, ou sombras escuras no campo visual. Importante enfatizar que nos sinais iniciais em alguns casos é possível prevenir o descolamento de retina.

RL: Descolamento de retina tem cura?
DY: O descolamento de retina tem tratamento, que consiste em uma cirurgia onde a retina é reposicionada na sua posição de origem.

RL: Quais são os fatores de risco que podem provocar o descolamento de retina?
DY: Entre os principais fatores de risco podemos mencionar a alta miopia, traumas, acidentes oculares, ou cranianos, história de casos de descolamento de retina na família, e doenças prévias como diabetes, uveítes (inflamações oculares), hipertensão arterial e cirurgias intraoculares.

RL: Como o diagnóstico para o descolamento de retina é realizado?
DY: O diagnóstico é feito através de exame oftalmológico e testes complementares como a retinografia, ecografia ocular e outros exames de imagem.

RL: Quais os tratamentos mais indicados? E quando uma cirurgia é recomendada?
DY: Quando o descolamento de retina ocorre, a grande maioria dos casos é tratado cirurgicamente com uma cirurgia chamada de vitrectomia. Essa cirurgia de uma forma geral deve ser realizada o mais breve possível para possibilitar a maior chance de recuperação da visão.

veja mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Nossas Redes

12,000FãsCurtir
35,000SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Mais Recentes