A torcida mixtense está em festa com o clube depois da vitória em cima do Operário VG, pela segunda rodada do quadrangular final da Copa FMF. O Alvinegro já garantiu vaga na Série D ou Copa do Brasil de 2024 e ficou próximo de conquistar o título da competição estadual. Caso levante a taça, voltará a disputar a quarta divisão nacional após 11 anos, e com uma coincidência: a vaga virá sob o comando do mesmo treinador que liderou a equipe em 2013.
O técnico Ito Roque esteve à frente do Mixto na Série D daquele ano, e por pouco não alcançou o acesso. Eliminado nas quartas de final, o clube ficou a um jogo da promoção. Desde então, o Mixto não disputou mais o campeonato. Uma década depois, o comandante retornou ao clube e está perto de recolocá-lo na quarta divisão do Brasileiro.
– O objetivo está muito perto de ser alcançado, sabemos que temos um jogo difícil no domingo contra o Cuiabá, mas acredito muito que a gente possa voltar a repetir um jogo competitivo para concretizar a vaga do Mixto na Série D de 2024 – destacou Ito Roque.
Para se garantir na Série D sem depender de outros cenários, o Mixto precisa ser campeão da Copa FMF. O Tigre só não fica com o título se for goleado por cinco ou mais gols pelo Cuiabá ou caso perca e o Nova Mutum supere o Operário VG de goleada.
Cenário nacional
Líder isolado da Copa FMF, o Mixto garantiu vaga em uma competição nacional para a próxima temporada – seja Série D ou Copa do Brasil.
Em processo de reconstrução depois de passar dois anos na segunda divisão estadual, o Alvinegro volta a carimbar calendário nacional após cinco anos. Em 2019, o Tigre disputou a Copa do Brasil e foi eliminado pela Chapecoense na segunda fase – na estreia, passou pelo CSA.
Última rodada
Os últimos duelos da Copa FMF serão disputados no próximo domingo, às 17h30. Cuiabá e Mixto duelam no Dutrinha, enquanto Operário VG e Nova Mutum se enfrentam no estádio Dito Souza.
GLOBO ESPORTE MT