A dupla de humoristas Tchó e Béppi se apresenta nesta quinta-feira (13), às 19h, na cerimônia de iniciação do projeto Luz do Amanhã: Cultivando Segurança com Integração Social, que será realizada no anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em Sinop. O objetivo dos “colonos” é trazer para as crianças conscientização e esperança, por meio da peça Quem Manda Em Quem.
“Eu convidei essa dupla, porque eles são bem motivadores e o nosso objetivo é incentivar os jovens para fazerem as escolhas corretas. Na cerimônia, estarão presentes 90 alunos, que fazem parte da 6ª Turma do Curso de Iniciação Básica 2023, cuja finalidade é instruir o adolescente para identificar o seu ofício perante a sociedade e assim capacitá-lo”, afirmou a Sargento da Polícia Militar, Lucélia do Santos.
Com o viés motivador, a peça conta com um esquete específico para atender ao projeto e visa, além de incentivar as crianças, “dar uma puxada de orelha nos pais”. Para o roteirista, Fabinho Mezzacasa, é necessária uma conscientização, pois as escolhas feitas nessa fase da vida são decisórias na projeção do futuro dos adolescentes, e transmitir essas informações também é o papel do humor.
“A arte pode provocar a cura. Às vezes a criança cria uma fuga por causa de uma situação dentro de casa, uma violência que aconteceu e com isso, direciona as emoções para mundo das drogas, ou automutilação. Sim, são temas ‘pesados’, porém reais. O nosso objetivo com a peça é trazer a conscientização dos limites que os adultos precisam ter, além de proporcionar esperança e mostrar através do humor que o futuro pode ser moldado a partir das suas escolhas”, explicou Mezzacasa.
Luz do Amanhã é um projeto social que atende adolescentes de 12 a 17 anos, de ambos os sexos, com apoio da família, a fim de instruí-los sobre técnicas de plantio, cultivo de hortaliças e com isso educá-los intelectual, moral e civicamente. Além dos humoristas, a cerimônia contará com a presença do promotor de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e Juiz da Vara Especializada da Infância e Juventude de Sinop, Nilton César Padovan. O magistrado abordará o tema “O Papel dos Pais na Criação dos Filhos”, prevenção primária.