O maior lanche de metro do mundo é brasileiro, reconheceu o Guinness World Records, organização que publica o Livro dos Recordes. Montado para comemorar o aniversário de São Paulo no dia 25 de janeiro, o sanduíche teve seu comprimento atestado em cerca de 354 m pelos avaliadores do Guinness.
Conhecido internacionalmente como “torpedo” ou “submarine sandwiches”, para formar o megalanche, foram necessários 1.180 sanduíches de 30 cm recheados de mortadela e queijo, e a empreitada foi realizada por funcionários da Perdigão, que utilizaram os frios da empresa.
Na confecção, foi necessário um time de mais de 40 pessoas na preparação que durou mais de cinco horas, e os sanduíches foram montados na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
A ação foi parte das celebrações da segunda “Mortandela Week: Com N de Niver Sampa”, evento que comemorou também o 469º aniversário da cidade entre 22 e 31 de janeiro.
No Ibirapuera, visitantes puderam não só aprender mais sobre a fabricação da mortadela defumada, como ver de perto o maior lanche de metro do mundo. Depois que o jurado Carlos Tapia, do Guinness, mediu o sanduíche para confirmar o recorde, ele foi servido ao público local.
Além disso, cerca de 20% dos sanduíches, foram doados ao projeto Pãozinho Solidário, uma organização sem fins lucrativos dedicada a atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.
IG