33 C
Cuiabá
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Mari Bueno cria logotipo para Associação Brasileira de Mariologia

A artista sacra Mari Bueno criou o logotipo que representará a Associação Brasileira de Mariologia (ABM). O designer artístico foi apresentado no dia 20 de janeiro, durante o Primeiro Encontro Brasileiro de Professores de Mariologia de 2023.

A representação gráfica passou pela aprovação de aproximadamente 45 professores e pesquisadores de Mariologia de todo o Brasil, dentre eles dois representantes da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), Andreia Serrato e André Philipe.

O evento contou ainda com a participação de nomes fortes nos estudos teológicos de mariologia, como: presidente da Pontificia Academia Mariana Internationalis (PAMI), Frei Stefano Cecchin, Padre Awi Mello, da Alemanha, o presidente da Academia Marial, Padre José Ulysses, Padre Valdivino da Itália, Frei Clodovís Boff, Dom Murilo Krieger e com o arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes.

A presidente da ABM e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ), Dra. Lucia Pedrosa, destacou que a logo criada por Mari, apresenta elementos litúrgicos com diversos simbolismos e será o ícone nacional da Associação.

“Mari Bueno, além de artista sacra, é uma especialista em Mariologia e associada de primeira hora da Associação Brasileira de Mariologia. Pela beleza e profundidade teológica de suas criações, nós a convidamos para realizar o conceito do logotipo da Associação”, afirmou a presidente.

A representação gráfica determina a identidade visual da organização e tem como objetivo facilitar o reconhecimento da marca, além de ser um elemento artístico de catequização repleto de simbologia para abranger o sentido e intuito da Associação.

“Não é um simples logo, tudo nele tem um significado e uma finalidade litúrgica. A imagem central do símbolo apresenta a Nossa Senhora com a coroa representando o discipulado, o manto como devoção e a face a inculturação. A cruz é a relação da mariologia com Deus, quando ajustada na verticalidade e no sentido horizontal, caracteriza a ligação com a humanidade. Já o sol apresenta Cristo como centro da nossa vida”, pontuou a artista sacra Mari Bueno.

Mari destacou, ainda, que as cores azul e amarela também são características religiosas e representam a brasilidade da associação. “A Arte fundada e iluminada pela sagrada escritura. Em quatro partes, para representar esta evangelização que vai para os quatro cantos da terra”, concluiu.


Associação Brasileira de Mariologia

A Associação Brasileira de Mariologia (ABM), pretende reunir teólogos especialistas acerca da vida de Maria, que tenham produção acadêmica, nesse sentido. O objetivo principal ABM é congregar pessoas que se dedicam à pesquisa acadêmica, publicações e produções na área de Mariologia para desenvolver a reflexão teológica e a devoção à Santíssima Virgem.

A organização visa, também, motivar e favorecer, por diferentes meios, a Mariologia fundada nas Sagradas Escrituras e que tenha o rosto das culturas brasileiras. Com o oferecimento de intercâmbio entre pesquisadores e estudiosos.

“Evidentemente, não se trata de um mero exercício de aprofundamento teórico, pois a figura de Maria leva ao amor a Cristo e seu Evangelho, e assim humaniza as nossas comunidades e alimenta o sentido de fraternidade e amor concreto. Uma Associação de caráter acadêmico, como a nossa, tem também este objetivo, que é espiritual e ético”, concluiu a presidente da ABM, Dra. Lucia Pedrosa.

Para fazer parte da Associação, o candidato pode enviar o seu currículo, por e-mail: [email protected], para ser avaliado.

veja mais

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Nossas Redes

12,000FãsCurtir
35,000SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Mais Recentes