Entre os mato-grossenses que foram ao Rio Grande do Sul ajudar no resgate de vítimas das enchentes estão uma série de membros da Segurança do Estado. Até o momento, eles se concentram no resgate de pacientes que precisam de cuidados médicos na cidade de El Dourado do Sul.
Com cerca de 40 mil habitantes, El dourado do Sul é uma das cidades atingidas pelas enchentes que deixaram 107 mortos e 136 desaparecidos no estado gaúcho.
Segundo o tenente-coronel, Teixeira, comandante da equipe do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de MT, afirmou que 8 pacientes, entre crianças, adultos e idosos, foram transportados da região para outras localidades que fornecem o atendimento médico especializado.
Para além do resgate das vítimas, os agentes sobrevoam as áreas atingidas para realizar o reconhecimento do local e localizar possíveis vítimas.
Em imagens é possível ver cidades submersas em meio as enchentes.
A entrega de água potável também está sendo realizada pelos militares mato-grossenses. Com a crise ambiental que desola a região, cerca de 800 mil pessoas estão sem acesso à água para cozinhar, ingerir ou realizar higiene pessoal em todo o estado.
O tenente-coronel Lima Júnior, coordenador da Ciosp estadual, disse que ação também inclui passar tempo com crianças para distraí-las da tragédia.
“Estamos levando o que dá para as pessoas. É esperança, comida, água, alegria, o que é possível dar está sendo feito pela equipe de Mato Grosso ”, afirmou.
Além da equipe de agentes estaduais de Segurança Pública, moradores do estado de Mato Grosso e equipes de voluntários se mobilizam para auxiliar a população gaúcha.
MÍDIA NEWS