Uma onça-pintada foi atropelada e morreu na MT-249, em Nova Mutum (240 km de Cuiabá), na noite de sábado (27). Não há detalhes sobre a ocorrência, mas acredita-se que o animal tentava atravessar a via quando foi atingido.
Vídeos que circulam na internet mostram o animal, que é ameaçado de extinção, caído na pista próximo a um assentamento sem-terra, já sem vida e internautas lamentando a situação.
“Nossa, que triste. Um animal tão exuberante e em extinção, além de serem mortos por fazendeiros, também correm perigo nas estradas”, disse uma mulher.
O motorista que atropelou o animal não foi encontrado. Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental afirmou que não foi informada sobre a ocorrência.
O atropelamento de onças-pintadas é um problema recorrente em todo o Brasil. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre 2015 e 2022, foram registrados 1.878 atropelamentos de onças-pintadas no país.
É importante que os motoristas redobrem a atenção ao dirigir em áreas próximas a matas e que evitem ultrapassagens em locais proibidos. Além disso, é importante que as autoridades públicas promovam ações de conscientização sobre a importância da preservação da fauna e da flora.
LA VEM NOTÍCIA