O lançamento do pacto pela inovação, que será realizado na Fundação Rio Verde, durante a programação do Show Safra na terça-feira (21), deve tornar Lucas do Rio Verde o primeiro município de Mato Grosso a concretizar esta iniciativa. O pacto trata-se de uma grande aliança para transformar a cidade com mais inovações, empreendedorismo, sustentabilidade e qualidade de vida.
Esse movimento foi gerado a partir de esforços integrados de uma quádrupla hélice: iniciativa privada, poder público, universidades e sociedade civil organizada, fundando a AIC – Aliança de Inovação do Cerrado, que atualmente integra cerca de 20 instituições em todas as hélices. Em Lucas do Rio Verde, a Prefeitura é uma das parceiras assim como Sebrae, Sicredi Ouro Verde MT, Unilasalle e outras instituições.
O evento será conduzido por Josep Miquel Piqué, que é professor, especialista em ecossistema de inovação para cidades e ambientes colaborativos. Piqué é o criador da metodologia do pacto pela inovação, com cases de sucesso em Barcelona, Medellín, Santa Catarina e Porto Alegre.
A iniciativa é fruto da mobilização AIC. O projeto é uma construção colaborativa com a sociedade, pensado para atingir toda a população futuramente e não apenas setores segmentados. O objetivo é transformar a cidade em um polo gerador de novos empreendimentos de base tecnológica e startup, atrair novos investimentos e reter talentos no ecossistema de inovação.
“Queremos estruturar a cidade para atrair, reter e gerar novos talentos, fomentar o desenvolvimento e, o mais importante, melhorar a qualidade de vida de todos que aqui vivem”, pontua o supervisor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Marcelo Azevedo.
A assinatura do pacto pela inovação será a partir das 17h, no auditório da Fundação Rio Verde.
ASSESSORIA