Na tarde de quinta-feira (31), durante fiscalização na BR 163, em Sorriso-MT, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu ordem de parada a um veículo de passeio.
Durante a abordagem, os policiais observaram a presença de 4 gaiolas de pássaros nos bancos traseiros. Dessa forma, prosseguiram com a busca veicular e, no porta-malas, havia mais 4 gaiolas com aves silvestres, a princípio, da espécie Canário Venezuelano, que estavam acondicionadas em situação degradante.
A Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (SAMATEC), órgão ambiental do município de Sorriso-MT, foi acionada para prestar os devidos cuidados e o devido encaminhamento dos animais.
De acordo com o motorista, os pássaros seriam comercializados em São Paulo-SP. No total, foram resgatados 320 aves que estavam em situação degradante de transporte e sem qualquer tipo de documentação.
O motorista foi preso em flagrante e encaminhado a Polícia Judiciária por ser, a princípio, reincidente na conduta do artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais: “guardar e transportar animais silvestres sem licença ou autorização da autoridade competente”, além do crime tipificado no Art. 32 da mesma lei: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.
ASSESSORIA