- O CEO da Coursera visitou o país para discutir o futuro do trabalho e da educação com líderes governamentais e promover oportunidades econômicas para todos
- 85% dos alunos no Brasil relataram benefícios na carreira
- 71% dos alunos no Brasil adquiriram habilidades para aplicar em suas carreiras
- Um terço (33%) dos alunos no país conseguiu um novo emprego ou aumentou suas ofertas de entrevista de emprego
- Mais da metade (52%) deles melhorou seu desempenho no trabalho
Brazil – A Coursera lançou o Relatório de Resultados do Aprendiz 2023, que revela que 85% dos alunos no Brasil relataram benefícios de carreira com o aprendizado online, o que demonstra o impacto real que isso tem em suas vidas. O relatório, criado em colaboração com a Huron Consulting, é o mais extenso já realizado para entender como a Coursera ajuda os alunos a conquistar carreiras e objetivos pessoais, tendo pesquisado mais de 55 mil alunos em mais de 190 países.
O relatório mostra que a Coursera está capacitando alunos em economias em desenvolvimento, como o Brasil, com habilidades necessárias para garantir empregos digitais e acelerar suas carreiras. Ao oferecer cursos de alta qualidade, certificados profissionais e diplomas das principais universidades, a Coursera ajuda as pessoas a alcançar o sucesso em meio à rápida transformação causada pela automação, avanços tecnológicos e globalização.
“Nosso relatório mostra que o aprendizado online está tendo um impacto positivo na vida das pessoas e abrindo portas para novas carreiras”, diz Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera. “Estamos orgulhosos de ajudar talentos no Brasil a conquistar habilidades e credenciais requisitadas para oportunidades econômicas num mercado de trabalho globalizado, em que tudo muda cada vez mais rápido.”
As principais conclusões do relatório para o Brasil, baseadas na pesquisa com mais de mil alunos no país, estão abaixo.
- 85% dos alunos no Brasil relataram benefícios de carreira depois de completar seu último curso ou programa na Coursera:
- 71% ganharam habilidades para aplicar na sua carreira,
- 52% melhoraram a performance no trabalho,
- Um terço (33%) conseguiu um novo trabalho ou teve aumento de oportunidades de entrevista de emprego,
- 22% aumentaram seu salário ou ganhos,
- E globalmente, 1 em 4 que conseguiram o Certificado Profissional de Nível Inicial, conquistaram um novo emprego.
- 96% dos alunos no Brasil relataram benefícios pessoais:
- 69% se sentiram mais confiantes,
- 59% ganharam um senso de realização ou preenchimento,
- E 50% sentiram que tiveram mais oportunidade de crescimento de carreira.
- 100% dos alunos no Brasil pretendem continuar a aprender:
- 83% estão pensando em começar um novo curso ou programa na Coursera,
- Aproximadamente metade (49%) pretende fazer treinamento no trabalho,
- E metade (50%) planeja se inscrever num programa de graduação.
As descobertas do relatório são especialmente relevantes agora, dado o impacto da pandemia na educação global e na dinâmica da força de trabalho. Os resultados são impulsionados por uma seleção crescente de conteúdo alinhado ao trabalho na Coursera, incluindo mais de 5.800 cursos, 750 especializações e 40 certificados profissionais de nível básico. Recentemente, a Coursera também iniciou uma plataforma de inovação para melhor atender alunos cujo foco é carreira, como cursos baseados em funções, Clips, e Soluções de Contratação Coursera.
O rápido crescimento do aprendizado online e do trabalho remoto criou oportunidades para a força de trabalho global, mas o surgimento de tecnologias de IA é um lembrete oportuno para que todos aprendam a se adaptar continuamente. Na América Latina, o Brasil é o quarto maior mercado da Coursera, com mais de 5 milhões de alunos. À medida que alunos e instituições investem no desenvolvimento de habilidades altamente requisitadas, a demanda regional por aprendizado acessível de alta qualidade torna a educação online um foco importante.
CEO da Coursera visitou o Brasil para discutir o futuro do trabalho e da educação com líderes influentes e promover oportunidades econômicas para todos
O CEO da Coursera, Jeff Maggioncalda, visitou o Brasil, nesta semana, para discutir o futuro da educação e trabalhar com líderes governamentais respeitados. Sua agenda incluiu encontros com os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil) para discutir potenciais parcerias a fim de oferecer habilidades e credenciais exigidas a servidores públicos e população em geral. O objetivo dessas iniciativas é aumentar a taxa de emprego na economia digital, apoiar o crescimento e o empreendedorismo de negócios locais e aumentar a produtividade e a transformação digital no setor público.
Em uma economia cada vez mais digital e num mercado de trabalho globalizado, investir no desenvolvimento de habilidades será fundamental para promover oportunidades econômicas para indivíduos, bem como para o país e a região de forma mais ampla. De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023 do Fórum Econômico Mundial, 45% das empresas veem o financiamento para treinamento de habilidades como uma intervenção efetiva e disponível para governos que buscam conectar talentos ao emprego. Por exemplo, a Coursera, em parceria com o DOT Digital Group de Santa Catarina, lançou uma iniciativa com o estado do Espírito Santo, no fim de 2022, para fornecer treinamento gratuito à população.
Agora, Maggioncalda pretende estender essa colaboração a outros estados. Durante a visita, ele também seguiu para São Paulo, onde teve reunião com Jorge Lima, secretário de Assuntos Econômicos.
Sobre a Coursera
A Coursera foi lançada em 2012 por dois professores de Ciência da Computação de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de fornecer acesso universal ao aprendizado de classe mundial. Hoje, é uma das maiores plataformas de aprendizado online do mundo, com 124 milhões de alunos registrados em 31 de março de 2023. A Coursera faz parceria com mais de 300 universidades líderes e parceiros do setor para oferecer um amplo catálogo de conteúdo e credenciais, incluindo cursos, especializações, certificados profissionais, projetos orientados e licenciaturas e mestrados. Instituições em todo o mundo usam a Coursera para aprimorar os negócios. A Coursera se tornou uma corporação de benefício público Delaware e uma B Corp, empresa que visa o desenvolvimento social e ambiental, em fevereiro de 2021.
Great job on this article! It was insightful and engaging, making complex topics accessible. I’m curious to know how others feel about it. Feel free to visit my profile for more thought-provoking content.