Em nova etapa da Operação Amazônia, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) aplicou multas que somam R$ 2,1 milhões por desmate ilegal e descumprimento de embargo no bioma, após flagrantes realizados de acordo com os alertas identificados por imagens de satélites de sistema usado pelo Estado para monitorar atividades ilegais.
A ação é realizada pela equipe da Sema de Confresa, em parceria com o 10° Comando Regional da Polícia Militar.
Ao todo, foram fiscalizados 12 alertas de desmatamento em Santa Terezinha e Vila Rica. Foram apreendidas quatro máquinas sendo utilizadas em áreas embargadas, ou seja, que deveriam estar com a vegetação em regeneração. Duas pás carregadeiras, um trator esteira e um trator de pneu com grade de arar, além de um tanque de combustível tipo reboque.
A ação foi norteada pelos alertas de desmatamento ilegal identificados por imagens de satélite de alta resolução que monitoram toda a cobertura vegetal do território estadual. Com isso, é possível realizar o flagrante da ação ainda no início e impedir a continuidade do dano ambiental.
Operação Amazônia
O Governo de Mato Grosso realiza a Operação Amazônia contra crimes ambientais, com equipes em campo e de monitoramento remoto por imagens de satélite de alta resolução para responsabilizar os infratores.
Quem se deparar com um crime ambiental deve denunciar por meio dos contatos: da Polícia Militar (190), ouvidoria da Sema (0800 065 3838) ou pelo novo WhatsApp para denúncias (65) 9 8153-0255.
ASSESSORIA