Mato Grosso agora tem um novo polo para desenvolvimento da agricultura irrigada de maneira sustentável. Sorriso, a 420 km de Cuiabá, será o berço do Polo de Irrigação Sustentável na região chamada de médio norte, que possui 523 propriedades e 672 pivôs já instalados, em uma área cultivada de quase 90 mil hectares.
Na terça-feira (6) representantes da Aprofir MT (Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso), do MIDR (Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional) e pela Prefeitura de Sorriso, participaram o lançamento oficial deste projeto.
O presidente da Aprofir, Otávio Palmeira, destacou que o Polo de Irrigação Sustentável do Médio Norte retrata o quanto a agricultura irrigada tem potencial de crescimento e desenvolvimento.
“Esse polo de irrigação já nasce grande, pois são 89 mil hectares, o que corresponde hoje a 52% da área irrigada do Mato Grosso. Não tenho dúvidas que agora juntos, em forma de polo, poderemos trazer para esta região grandes áreas irrigadas, gerando emprego e renda”, disse.
Técnicos que trabalharam em uma ação conjunta identificaram os principais gargalos que dificultam o desenvolvimento da agricultura irrigada na região, que estão ligados a dois fatores principais: o potencial adicional de área irrigável e o grande lastro tecnológico, que a região possui, chegando a decisão da criação do polo.
O coordenador de Informações e Acompanhamento de Polos e Projetos de Irrigação do MIDR, Frederico Cintra Belém, explica que, após o polo criado, a região ganha uma força institucional e de grupo para buscar soluções às demandas da cadeia, da agricultura irrigada.
“A função do polo é conseguir reunir, dentro das suas características de produção dos municípios, quais são as dificuldades e os pontos fortes existentes nesta região, para que possa obter os objetivos junto a política nacional de irrigação, que é expandir a área irrigada e melhorar o desenvolvimento regional destes municípios”, afirmou.
O município de Sorriso foi escolhido para ser a sede do novo polo de irrigação, em Mato Grosso, e, para o prefeito Ari Lafin, é um grande ganho para a cidade e a região.
Além do lançamento do polo, também houve a escolha do grupo gestor e de forma intensificada, o levantamento dos movimentos necessários, para eliminar os gargalos, para o desenvolvimento da irrigação na região.
O Polo de Irrigação Sustentável do Médio Norte de Mato Grosso, que conta com 14 cidades, Sorriso, Nova Ubiratã, Vera, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Nova Mutum, Porto dos Gaúchos, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Santa Carmem, Cláudia, Tabaporã, Feliz Natal, União do Sul, Itanhangá, São José do Rio Claro, Nova Maringá e Marcelândia.
PRIMEIRA PÁGINA
Insightful read! I found your perspective very engaging. For more information, visit: READ MORE. Eager to see what others have to say!