Um idoso, de 61 anos, foi denunciado por maus-tratos e morte de um cachorro na manhã desta sexta-feira (26), no bairro São Gonçalo 3, em Cuiabá. Ele deixou a casa onde mora, após a vizinha acionar agentes da Diretoria de Bem-estar Animal do município. Uma vizinha fez imagens dos animais agonizando.
A vizinha, que não foi identificada, gravou um vídeo em que mostra uma cadela morta e um cachorro que ficou gravemente ferido. Segundo ela, não é a primeira vez que o idoso é denunciado por maus-tratos.
A secretária adjunta de Bem-estar Animal, Andrea Janaína Mello disse que o corpo da cadela morta será encaminhado para a necropsia, enquanto que o cachorro que ficou ferido será levado para tratamento veterinário.
“Fomos acionados agora de manhã e vamos tomar providências com relação aos animais. Além dos sinais de espancamento, ele parece doente. Depois de tratado, o cão será disponibilizado para adoção responsável”, disse a secretária-adjunta.
O vídeo mostra a vizinha entrando na residência e questionando a mulher do idoso sobre o crime. Ela insiste que não é a primeira vez que o crime acontece, e questiona a idosa sobre não “fazer nada” para impedir.
Andrea destaca que é preciso considerar a situação de vulnerabilidade e de cultura em que algumas famílias denunciadas por maus-tratos estão inseridos.
“O contexto social é muito complicado, porque a própria família se encontra num estado de vulnerabilidade tão grande que o animal é uma pequena demonstração da situação em que as pessoas se encontram, de abandono e de negligência. É importante atuar junto a outras secretarias para tentar mudar essa realidade “, reforçou ela.
Maltratar animais é crime previsto em lei e está sujeito às punições.
A Dema (Delegacia de Meio Ambiente), que trata este tipo de denúncia, também foi acionada. Uma viatura da PM esteve no local para registrar a ocorrência.
PRIMEIRA PÁGINA